Boa noite, confrades!

Hoje vamos ao terroir da Península de Setúbal, Portugal, para visitar a Vinícola Quinta da Bacalhôa @bacalhoa, e conhecer um vinho de corte ousado, não muito visto, e que nos traz muita personalidade e sabores.

Este vinho era antigamente um lote de castas Cabernet Sauvignon e Castelão (Piriquita), em 1986 passou a ser loteado e colocado em meias pipas de carvalho de 250 litros e eram vendidos apenas para os amigos da Casa, porém a recepção foi tão positiva que se decidiu depois produzir algumas quantidades de garrafas limitadas e em poucos anos o vinho passou a ser um dos mais importantes rótulos da vinícola!

Vinho da noite:

Ficha Técnica – Meia Pipa Private Selection 2012

Castas (cepas): 40% Castelão, 30% Syrah e 30% Cabernet Sauvignon
Safra: 2012
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês Allier
Potencial de guarda: 9 anos
Preço médio: R$ 70,00
País: Portugal
Região: Península de Setúbal
Produtor: Quinta da Bacalhôa
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 16°C
Decantação sugerida: 25 minutos

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor rubi com reflexos violáceos, média viscosidade. Ao olfato, aromas de frutas vermelhas maduras, presença de madeira, especiarias, pimenta preta, um pouco mentolado. Em boca taninos firmes, acidez alta e correta, corpo médio +, um vinho complexo, percebe-se mais ação da madeira das barricas e final persistente. Percebemos uma perfeita sinergia entre o nome do vinho e suas características, totalmente coerente, é de fato um vinho de pipas. Mais uma vez a Bacalhôa fazendo um excelente exemplar de expressão e personalidade.

Nota de 1 a 5: 4.1

Harmonização da noite:

Tábua com queijos faixa azul, montanhês e gruyere, e embutidos.

Também harmoniza com churrasco carnes de caça, rabada, carneiro guisado e queijos de média maturação.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #alentejo #Portugal #wine #winetasting #winetime #instavinho #setubal #bacalhoa #redwine #vinhotinto #queijo #natal #happyhour #wineporn #drink #alcohol #serragaúcha #valedosvinhedos #vinhobranco #vinhos #gallo

Sigam a @confrariadobob
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz, como as de uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Chardonnay, Malbec, Merlot e Syrah, ou das minhas viagens para Portugal e Chile. Confira também artigos especiais, como: minhas dicas de culinária, as Dicas do Bob e as melhores promoções que eu encontro pela net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.