Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave pousa no Valle del Maipo, Chile, trago aos Confrades o mesmo vinho apresentado em junho de 2016, um belo exercício para percebermos a ação do tempo no vinho.

Sobre o vinhedo Quinta del Maipo, localizado a 420 metros de altitude ao longo da margem sul do Rio Maipo no sopé da Cordilheira dos Andes, as videiras são conduzidas em treliça vertical.

O solo aluvial, limo argiloso na superfície com cascalho a dois metros de profundidade, resulta num solo de boa permeabilidade e baixo conteúdo de nutrientes.

O clima mediterrâneo semiárido com influência andina, protegido por colinas próximas, oscilação térmica aproximada de 18°C.

Esses componentes prolongam o amadurecimento da uva, concentrando e intensificando seus aromas, entregando taninos redondos, complexos e elegantes à Syrah.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Marques de Casa Concha Syrah 2012

Casta (cepa): Syrah
Envelhecimento: 16 meses em barricas de carvalho francês
Potencial de guarda: 10 anos
Preço médio: R$ 100,00
Região: Buin, Valle del Maipo
Produtor: Viña Concha y Toro
Graduação alcoólica: 14,5%
Temperatura de serviço: 16°C
Decantação sugerida: 30 minutos

Minha avaliação

Vinho de coloração rubi bem intenso, profundo e viscoso. Ao olfato é limpo, aromas de frutas negras, figo, ameixa, bem especiado, frutas secas, pimenta do reino, azeitona preta, tabaco, baunilha, chocolate, um pouco terroso. Em boca é seco, taninos firmes, corpo e acidez médios, conjunto redondo, carnudo, volumoso, sabores levemente adocicados de mirtilo, cacau, muito persistente, final longo com notas de ameixa e leve floral. Em comparação com o vinho postado há 2 anos, percebe-se mais equilíbrio, elegância e harmonia.

Nota de 1 a 5
Harmonização:

Bucatini ao sugo com crispies de bacon e tomate confit.

Também harmoniza com carré de Cordeiro, risoto de paio, filé ao poivre, rabada com mandioca.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #chile #wine #instawine #santiago #syrah #redwine #vinhotinto #vin #vinrouge #conchaytoro #marquesdecasaconcha #vinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.