Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave pousa mais uma vez em Mendoza, Argentina, para trazer aos confrades um vinho popular, de qualidade e muito interessante. #ficadica

A Chakana Wines, vinícola que utiliza critérios mínimos de intervenção nos processos de fermentação, utilizando levedura indígena, reduzindo o uso do SO2 (dióxido de enxofre) e outros aditivos, a fim de preservar o caráter do terroir no vinho.

Segundo Gabriel Bloise, enólogo da vinícola, a enologia é um meio de expressar a natureza, ele acredita que os melhores vinhos são aqueles que não ostentam a marca daqueles que os produzem, mas dos lugares onde se desenvolvem.

Particularmente tenho tido boas experiências com a Cabernet Sauvignon de Mendoza, terra consagrada com a uva Malbec.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Chakana Estate Cabernet Sauvignon 2012

Castas (cepas): 100% Cabernet Sauvignon
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 80,00
Estimativa de guarda: 8 anos
Região: Mendoza
Vinícola: Chakana Wines
Graduação alcoólica: 13,8%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Vinho de cor rubi intenso, com tons grená, límpido e profundo. Ao olfato traz aromas de frutas negras em compota, ameixa, figo, é bem especiado com notas de pimenta preta, anis, alcatrão, também terra molhada. Com evolução em taça abre notas de melaço, chocolate. Em boca é seco, taninos e acidez médios, corpo médio+, uma complexidade interessante para o degustador, redondo, equilibrado, sem sobras ou arestas, sabores de frutas negras em calda, caramelo e notas florais tipo violeta, final longo, de boa persistência. Um vinho de boa qualidade, rico e equilibrado, no seu auge para consumo, não irá evoluir ou melhorar com mais tempo em guarda.

Nota de 1 a 5
4.5

Harmonização:

Linguiça de pernil suíno na brasa.

Também harmoniza com risoto de funghi secchi, massas com molhos intensos, ossobuco com polenta, queijos maduros e embutidos.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinhos #instavinho #valedeuco #cabernetsauvignon #chakana #vinhotinto #wine #argentina #instawine #redwine #malbec #mendoza #risoto #carreteiro #vinrouge #vinhobranco

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.