Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave pousa na região da Maremma Toscana, uma das mais novas regiões vitivinícolas reconhecidas na Itália.

Após figurar 16 anos como região produtora de vinhos IGT (Indicazione Geografica Típica), foi oficialmente promovida à DOC (Denominazione di Origine Controlatta) em setembro de 2011. Suas regras são consideradas bem modernas em relação as áreas mais tradicionais. É uma área situada da fronteira da Ligúria até o Mar Tirreno e compreende parte do sudoeste da Toscana, fato que se reflete nas regras de sua denominação.

A produção de vinhos foca os estilos varietais, onde permitem até 15% de castas internacionais mais conhecidas, tem a Sangiovese como sua principal uva tinta e a Vermentino como principal uva branca.

Vinho da noite:

Ficha Técnica – Le Focaie 2016

Castas (cepas): 90% Sangiovese 10% outras castas regionais
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês mais 3 meses em garrafa nas caves
Preço médio: R$ 85,00
Estimativa de guarda: 8 anos
Região: Maremma Toscana
Vinícola: Rocca di Montemasi
Graduação alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Cor rubi intenso com reflexos violásceos, limpido e viscoso Ao olfato é intenso, aromático, traz notas de cerejas, amoras, frutas secas, tabaco, leves notas de carvalho sob notas de caramelo. Em boca é seco, taninos firmes, corpo e acidez médios, boa estrutura e equilíbrio de seu conjunto, traz uma média complexidade mista com jovialidade e refrescância, sabores de frutas vermelhas e violetas, final persistente, marcante. Um vinho muito pronto para consumo, apesar de jovem, evidencia que poderá ganhar com alguns anos de guarda, mas não mostra isso como proposta final.

Nota de 1 a 5: 4.4

Harmonização da noite:

Spaghetti n7 “ao sertanejo”, do Bob (calabresa, bacon, queijo coalho frito e salsa, ao azeite)

Também harmoniza com carnes curadas ao ponto, bruschettas napolitanas, risoto de tomate seco com bacon, carpaccio de carne, pizza marguerita e queijo pecorino de meia-idade.

#confrariadobob #vino #vinho #veneto #vinhotinto #italia #italy #wine #vin #vinhos #amarone #decanter #toscana #uva #grape

Sigam a @confrariadobob
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz, como as de uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Chardonnay, Malbec, Merlot e Syrah, ou das minhas viagens para Portugal e Chile. Confira também artigos especiais, como: minhas dicas de culinária, as Dicas do Bob e as melhores promoções que eu encontro pela net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.