Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

A quinta casta da série é a Riesling, uma casta aromática e bastante versátil.

Casta #5 Riesling

Uma das principais uvas viníferias internacionais, a Riesling é originária de regiões da Alemanha, Áustria e França (Alsácia). Uma casta delicada, atrevida, expressiva, uma curiosidade, raramente encontramos vinhos de Riesling com estágio em carvalho.

Aromas e sabores:

A Riesling pode resultar em vinhos completamente diferentes, de lugares diversos e ainda ser muito beneficiada com o envelhecimento. A Riesling padrão (cultivada em climas frescos) resulta em vinhos secos perfumados, com mineralidade bem presente, notas florais, limão, lima, maça verde e uvas. Em climas um pouco mais quentes traz fruta de caroço e frutas cítricas tipo lima fresca e pêssego branco. Também passa por colheita tardia, resultando vinhos doces, desenvolvendo notas de pêssego, damasco, abacaxi, manga. É suscetível à podridão nobre resultando em excelentes vinhos muito doces, bem equilibrados por uma alta acidez. São muito apropriados a um longo envelhecimento, muitas vezes surgindo aromas defumados e do tipo petróleo.

Blends ou Corte:

A Riesling quase nunca é misturada com outras castas, principalmente nos vinhos de qualidade superior. Na Austrália, ocasionalmente encontramos a Riesling em cortes com a Gewurztraminer, em estilos quase secos e frutados.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Alsácia

🇩🇪Alemanha: Mosel, Pfalz e Rheingau

🇦🇺Austrália: Clare Valley e Eden Valley

🇳🇿Nova Zelândia: Marlborough

🇺🇸EUA: Finger Lakes

🇦🇹Áustria: Wachau

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhobranco #riesling #wine #vinblanc #instawine #mosel #alsace #alsácia #alemanha #redwine #vinhotinto #vinhos #uva #uvas #whitewine #vinoblanco #vinotinto

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.