Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Atendendo a pedidos, volto com a série uvas viníferas, a oitava casta da série é a Malbec, uva símbolo da viticultura Argentina.

Casta #8 Malbec

Originária de Cahors, região de clima moderado a quente situada no sudoeste da França, onde a Malbec também é chamada de Auxerrois ou Côt Noir, lá devido características de clima e solo, costuma por muitas vezes amadurecer com dificuldade. Na Argentina as condições climáticas favoráveis (grande incidência solar), além do solo pobre, e outros fatores como altitude e baixa umidade do ar, favoreceram a maturação ideal, proporcionando qualidade, e conferindo às vinícolas a possibilidade de produzir excelentes vinhos.

Aromas e sabores:
É uma casta de pele média a espessa, permitindo uma boa extração de cor e taninos durante a elaboração do vinho, que apresenta geralmente cor intensa e escura, próximo ao vermelho púrpura, traz aromas e sabores de frutas vermelhas e negras, como ameixa e mirtilo maduros, amora, notas florais, alcaçuz, mentol e notas adocicadas como melaço. Em boca é longo, persistente, de textura aveludada.

Quando envelhecido em barris de carvalho, traz agradáveis notas de baunilha, café, toffee, além dos taninos mais amaciados, conferindo mais equilíbrio, estrutura, e uma interessante complexidade. Companhia para uma bela carne vermelha ou até mesmo um doce de amora.

Blends ou cortes:

A casta foi amplamente utilizada em Bordeaux, onde até meados do século 20 perdeu espaço para Merlot e Cabernet Franc. Na Argentina é muito encontrada em cortes com a Cabernet Sauvignon, e no Chile com a Carmenère e a Syrah.

Principais regiões produtoras:
🇦🇷Argentina: Mendoza, Salta e San Juan
🇫🇷França: Cahors
🇨🇱Chile: Valle de Colchagua

Também é produzida, porém com menos expressão nos EUA, Itália, África do Sul, Austrália e Brasil.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhotinto #wine #vinhos #vinhobranco #serragaucha #cabernetsauvignon #merlot #vinblanc #instawine #redwine #uva #uvas #vinoblanco #malbec #mendoza #argentina #chile #frança #Brasil

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.