Olá confrades, não falarei hoje sobre este belíssimo Perez Cruz GSM, agora, além dos reviews e a série uvas viníferas, trarei também pequenas dicas, a idéia é debater sobre as principais dúvidas apontadas pelos Confrades, uma bem comum é a utilização do decanter, para que serve e como funciona.
.
Não é tão simples, mas também não é preciso muita firula, com o tempo e experiência se obtém bons resultados.
.
Mais utilizado em vinhos tintos, o decanter basicamente tem duas funções, a primeira é auxiliar na decantação de pequenos sedimentos que ficam depositados no fundo das garrafas de vinhos mais antigos, envelhecidos ou os não filtrados e a segunda é facilitar a oxigenação do vinho, sob forma de aeração.
.
O tempo que o vinho necessita “respirar” é questão de muito debate entre especialistas, eu prefiro decidir após abrir e servir, se percebê-lo um pouco fechado ou inexpressivo, inicio o processo de aeração com decanter, após alguns minutos volto a provar, a partir de uns 20 ou 30 minutos já se percebe diferença em muitos vinhos, que ao receberem oxigenação começam a abrir um pouco mais aromas e mostrar seu potencial de forma mais acentuada.
.
Os vinhos mais jovens tendem a ser mais ácidos, então, a decantação acelera o processo de maturação com exposição maior ao oxigênio, fazendo com que a bebida “se abra”, suavizando a sensação dos taninos no nosso paladar. Já nos vinhos mais envelhecidos, eu particularmente recomendo cautela e que o confrade prove seu vinho antes de decidir, evitando uma oxidação acima da capacidade que aquele vinho já envelhecido possua, evitando perder aromas primários, como os de fruta, por exemplo.
.
A grande verdade é que é um ritual muito bacana e confere todo um charme na hora de degustar seu vinho, mas que requer alguns cuidados.

Espero ter elucidado um pouco o assunto, contem sempre comigo, em breve voltarei com outras dicas.
.
Um grande abraço do confrade Bob, Saúúúúúúúde!
.
#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinhotinto #pinotnoir #france #wine #vinhos #brasil #serragaucha #espumante #redwine #cabernetsuvignon #happyhour #amizade #uva #grapes #grape #uvas #decanter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.