Olá meus amigos, como estão? Hoje trago um tema que gera muita dúvida, sobre qual tipo de taça utilizar em cada estilo de vinho.

O assunto pode assustar os mais leigos, são tantos modelos, e sempre fica a dúvida, estou utilizando a taça correta? Veremos que não é algo tão rígido ou complicado assim.

Nesta foto, da esquerda para direita: Bordeaux, Borgonha, taça de vinho branco e taça flute.

A melhor coisa a se fazer, que sempre sugiro aos confrades é, arriscar, experimentar, e buscar repetir aquilo que te agradou.

Para simplificar bastante aqui em casa eu utilizo basicamente 3 tipos de taças: a bordeaux, a borgonha e a taça para vinhos brancos. A depender do estilo do vinho, conforme abaixo:

1 – Espumantes: Gosto de degustar espumante na taça de vinho branco, raramente utilizo a flute. Acredito que libera melhor os aromas e o frescor que este estilo nos porposciona.

2 – Brancos: Chardonnay geralmente na bordeaux e Sauvingnon Blanc geralmente na borgonha, não nos restringindo apenas a estas castas, mas seguindo um premissa dos brancos mais leves e aromáticos na borgonha e os mais complexos, às vezes trabalhado em barrica e com maior intervenção do enólogo durante a vinificação, na bordeaux.

3 – Rosés: quase todos na borgonha, seguindo a mesma lógica dos brancos, devido sua delicadeza e frescor a que se propõe.

4 – Tintos: a mesma regra aplicada nos vinhos brancos, a taça bordeaux para os mais encorpados e complexos, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah, por exemplo, e borgonha basicamente para Pinot Noir e castas menos encorpadas.

5 – Fortificados/licorosos: Geralmente na taça de vinho branco, mas quem tiver uma taça ISO, recomendo.

Essas são opções pessoais, não são regras que você irá encontrar nos manuais da vida, WSET, cursos de formação de sommeliers, etc, mas apenas um pouco das experiências que tive e cheguei a este padrão para facilitar minha vida e simplificar o dia a dia, espero ter ajudado. .
Até a próxima e saúde a todos!
#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhobranco #serragaucha #cabernetsauvignon #merlot #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhos #uva #grape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.