Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa tarde, confrades!

Hoje a Confraria do Bob apresenta mais um vinho nacional, da premiada Casa Valduga, a fim de mostrar a vocação de nosso terroir para vinhos brancos.

Sobre o terroir, em 1875, período Imperial, ano em que o 1° membro da família Valduga aporta em terras brasileiras, a monarquia batizou com o nome de Leopoldina a via mais importante do que hoje seria o Vale dos Vinhedos. A Casa Valduga se localiza neste local e batizou esta linha de vinhos com o nome Leopoldina em homenagem aos primeiros imigrantes.

A colheita desta linha é 100% manual, as uvas são desengaçadas ainda frescas e passam por maceração pré-fermentativa à frio por um período 8 horas. Sofrem fermentação malolática com adição de leveduras, passam por breve passagem em tanques de inox e seguem para procedimentos finais de estabilização tartárica, leve filtração e engarrafamento. Um vinho para se degustar bem fresco, novo, jovem, vivo, para aproveitar ao máximo o frescor da Chardonnay.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Casa Valduga Terroir Leopoldina Chardonnay 2014

Casta (cepa): 100% Chardonnay
Safra: 2014
Envelhecimento: passagens em tanques de inox
Potencial de guarda: 5 anos
Preço médio: R$ 70,00
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Casa Valduga
Graduação alcoólica: 12%
Temperatura de serviço: 9°C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor amarelo palha, com reflexos esverdeados, límpido, pálido. Olfativo cítrico, com notas de frutas brancas, pêra, um pouco de abacaxi, alguns tons tostados, especiarias doces como mel, um pouco de hortelã, leve aroma de queijo parmesão. Em boca é seco, corpo e acidez médias, sabores de lima, frutas tropicais, é untuoso, seu final é longo e persistente. Um bom Chardonnay brasileiro que ratifica seu terroir.

Nota de 1 a 5
4.1

Harmonização da noite:

Comida japonesa.

Também harmoniza com peixes e frutos do mar, queijos cremosos, aves grelhadas.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #chile #wine #sushi #sashimi #chardonnay #vinhobranco #valedosvinhedos #vinoblanco #bentogonçalves #casavalduga #redwine #vinhotinto #vin #vinrouge #vinblanc #serragaucha #vinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.