Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave vai até o Sul da França, à região do Languedoc Roussillon, onde encontramos Franck Benazeth, descendente de uma família tradicional de viticultores do Sul da França, na pequena denominação Minervois, à 15km de Carcassone, aos pés da Montanha Negra.

Em seus vinhedos foram reservados apenas 2 hectares com idade média de 30 anos, com solo xistoso, e uma parte argilo-calcário. As barricas repousam numa enorme gruta no abismo de Cabrespine, local onde a temperatura não varia durante o ano e o nível de umidade é de 98%. Lá são reservadas barricas de 300 litros durante 18 meses, um trabalho complexo devido à umidade, suas barricas duram apenas uma safra, sendo de difícil manutenção durante o envelhecimento. Vamos à ele!!! 
Vinho da noite:

Ficha técnica – Aragonite AOP Minervois 2012

Casta (cepa): Syrah e Grenache
Safra: 2012
Envelhecimento: 18 meses em barricas de carvalho
Preço médio: R$ 100,00
Potencial de guarda: 9 anos
País: França
Região: Languedoc
Vinícola: Domaine Benazeth
Graduação alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço: 16° C
Decantação sugerida: 25 min

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor vermelho rubi intenso, profundo e viscoso. Ao olfato traz notas de frutas em compota, figo, alcaçuz, especiarias como frutas secas, tabaco, café torrado, pimenta branca, notas medicinais, bem mineralizado. Em boca é seco, taninos e corpo médio, acidez média+, é bastante elegante, traz certa complexidade, boa presença em boca, sabores de frutas vermelhas, cereja, amoras, seu final é longo, permanecendo bom tempo em boca. Um belo exemplar do Languedoc, demonstrando o potencial do terroir do Sul da França para vinhos elegantes e de muita personalidade.

Nota de 1 a 5
4.2

Harmonização da noite:

Risoto de filet mignon ao funghi secchi.

Também harmoniza com ragu de cordeiro, massas à bolonhesa, filet ao molho madeira, queijos maduros.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinotinto #frança #wine #languedoc #instawine #merlot #minervois #conchaytoro #redwine #france #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #wineandcheese #vinhos #winerylovers

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.