Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje mais uma vez visitamos o Alentejo, Portugal, onde em Évora a adega Cartuxa produz o aclamado vinho que trazemos aos confrades.

Este vinho associa sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos, que desde 1587 levam uma vida solitária de oração no Convento de Santa Maria, também em Évora. Diz-se que uma das maiores virtudes humanas é a capacidade para desfrutar do silêncio e dele tirar partido. Tal atitude demonstrará uma forma superior de conhecimento e de profundidade espiritual.

Foi produzido pela primeira vez em 1986.

Este vinho recebeu excelentes 91 pontos pela avaliação da renomada publicação Wine Entusiast.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Cartuxa Évora Branco Colheita 2013

Castas (cepas): Antão Vaz e Arinto
Safra: 2013
Envelhecimento: 12 meses em batonnage regular
Potencial de guarda: 7 anos
Preço médio: R$ 120,00
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Fundação Eugênio de Almeida
Graduação alcoólica: 13%
Temperatura de serviço: 11°C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor dourado esverdeado, límpido, pálido, bem viscoso como podem perceber na foto. Ao olfato traz aromas finos e delicados de frutas cítricas, flor de jasmim, notas de lascas de queijo parmesão, muitas nuances minerais. Em boca é seco, corpo médio, acidez bem presente, harmonioso, boa complexidade, profundo, sabores leves e elegantes de frutas cítricas, seu final é longo e persistente. Um vinho Premium que entrega muito bem sua proposta e considero que cobra o seu valor de forma justa.

Nota de 1 a 5
4.1

Harmonização da noite:

Canapés de camarão flambado no uísque ao cream cheese e molho basílico.

Também harmoniza com filé de salmão grelhado com crosta de gergelim, pizza de atum, isca de peixe ao molho de laranja, camarão puxado na manteiga.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #portugal #wine #winetasting #winetime #instavinho #instawine #vinoblanco #vinblanc #assemblage #alentejo #evora #redwine #vinhotinto #vin #vinrouge #happyhour #wineporn #drink #alcohol #camarão #ea #cartuxa #vinhos #vinhobranco

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.