Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje retornamos a Montalcino, Toscana, Itália, de onde já trouxemos aos confrades o sensacional Brunello, também da Fattoria dei Barbi, que elabora vinhos toscanos de todas as gamas, sempre com muita qualidade, até mesmo nos seus vinhos mais simples. Seus vinhos estão no topo das listas como uns dos melhores vinhos da Itália, são reconhecidos além da qualidade, por preços muito honestos.

A região da toscana localizada na parte central da Itália, é uma das mais notáveis regiões produtoras de vinhos do mundo, produzem os consagrados vinhos Chianti, Brunello e Montepulciano. Possui 44 apelações, lá chamadas de IGT (Indicazione Geografica Tipica). Vale a pena conhecer!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Brusco dei Barbi 2010 Toscana IGT

Casta (cepa): 100% Sangiovese
Safra: 2010
Envelhecimento: passagem por tanques de aço inox
Potencial de guarda: 10 anos
Preço médio: R$ 80,00
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Fattoria dei Barbi
Graduação Alcoólica: 13,5%
Temperatura de serviço: 16°C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor rubi intenso com reflexos castanhos, límpido, muito profundo bem viscoso. Ao olfato é limpo, intensidade média+, aromas de frutas negras maduras, figo, alcaçuz, ameixas secas, aromas doces como melaço, especiarias secas como pimenta preta, cacau, café, notas medicinais, couro. Em boca é seco, taninos potentes, corpo médio, acidez média+, forma um bom conjunto, harmônico, aveludado, carnudo, boa presença em boca, boa complexidade, nível de maturação bem percebido, sabores de mirtilos, com notas de cacau, seu final é longo e externa bem uma das características de um vinho de qualidade.

Nota de 1 a 5
4.1

Harmonização da noite:

Pizza meia pepperoni meia paulista (peito de peru defumado com tomates secos).

Também harmoniza com churrasco de picanha, massas à bolonhesa, risoto de rabada, tábua de frios com queijos maturados e embutidos aromáticos.

#confrariadobob #vino #vinho #vinhotinto #toscana #vinotinto #italia #italy #wine #vin #vinhos #amarone #winetime #brunello #montalcino #instawine #sangiovese

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.