Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave viaja até o Vale de Colchagua, Chile, onde a Viña Santa Helena com mais de 75 anos de tradição, foca em vinhos inovadores e de qualidade, com uvas produzidas em um excelente conjunto entre clima e solo, além do relevo, que beneficia o cultivo de suas castas.

A Viña Santa Helena faz parte do VSPT WINE GROUP e conta com um portfólio de vinhos com o selo típico do Valle Central o vale mais característico do Chile, uma extensão da denominação do Vale de Colchagua.

Vamos direto ao assunto? Saúde!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Santa Helena Gran Reserva Selección del Directorio 2012

Casta (cepa): 100% Merlot
Safra: 2012
Envelhecimento: 10 meses em barricas de carvalho francês
Potencial de guarda: 8 anos
Preço médio: R$ 80,00
País: Chile
Região: Valle de Colchagua
Produtor: Viña Santa Helena
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 16°C
Decantação: 40 minutos

Avaliação do Bob:

Vinho de cor rubi intenso, límpido, profundo. Ao olfato traz boa complexidade de aromas, geléia de frutas vermelhas, amora, morango, notas adocicadas, leve melaço, erva macerada, tabaco, couro, folhas secas molhadas (chão de bosque molhado), carvalho, leve verniz. Em boca é seco, taninos finos, elegantes, corpo e acidez médios, bem adstringente, aveludado, carnudo, é muito elegante, sabores florais, frutas vermelhas, final longo e leves notas de framboesa. Um pouco mais de meia hora de decantação fizeram muito bem do vinho. Um exemplo de vinificação de qualidade da Merlot.

Nota de 1 a 5
4.1

Harmonização da noite:

Risoto de filé mignon ao Brie com cogumelos shitake frescos puxados na manteiga.

Também harmoniza com tábua de queijos de média maturação, lasanha à bolonhesa, pizza de calabresa, churrasco de fraldinha na brasa, pão italiano com azeite trufado.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #chile #wine #winetasting #winetime #instavinho #instawine #valecentral #colchagua #santiago #cabernetsauvignon #redwine #vinhotinto #vin #vinrouge #bentogonçalves #valedosvinhedos #serragaucha #merlot #santahelena #vinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.