Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje a nossa nave visita a região de Chianti Classico, Toscana, Itália, para trazer o icônico vinho que conheceremos a seguir.

O termo “Classico” é utilizado em várias regiões vinícolas italianas (Orvieto e Valpolicella, por exemplo) mas Chianti é o exemplo mais famoso.

Demarcada originalmente desde 1716, a região passou por várias mudanças e ampliações, como a de 1932. Tornou-se legalmente reconhecida em 1966, quando a Itália começou a formalizar suas leis do vinho e seu sistema de DOC. Na década de 1980, Chianti Classico foi promovido do DOC para o status DOCG (G de garantida). Salute!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Castellani Chianti Classico 2014

Castas (cepas): 90% Sangiovese e 10% Cabernet Sauvignon
Safra: 2014
Envelhecimento: 12 meses em garrafa nas caves
Potencial de guarda: 8 anos
Preço médio: R$ 90,00
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Castellani
Graduação Alcoólica: 12,5%
Temperatura de serviço: 17°C

Avaliação do Bob:

Vinho de com rubi intenso, límpido, profundo, com boa viscosidade. Ao olfato é limpo, média intensidade, traz boa complexidade de aromas, nota de frutas vermelhas, morango, amora, especiarias secas, pimenta preta, cedro, notas balsâmicas, leve tosta, com evolução em taça se percebe cacau, café e algumas notas adocicadas. Em boca é seco, taninos presentes, porém elegantes, médio corpo, sua acidez é média alta, trazendo o DNA de um bom Chianti, seu conjunto é harmonioso, sem arestas, média complexidade, saboroso, expressivo, sabores de frutas vermelhas, prevalece morango em compota, seu final é longo e com leve adstringência. Um Chianti que representa bem a região da Toscana, que traz vinhos de bastante expressão.

Nota de 1 a 5
4.4

Harmonização da noite:

Massa Bucatini com Ragu de carne moída.

Também harmoniza com risoto de presunto Parma, lasanha à bolonhesa, churrasco de picanha, ossobuco com risoto de alho poró.

#confrariadobob #vino #vinho #vinhotinto #toscana #vinotinto #italia #italy #wine #vin #vinhos #amarone #winetime #brunello #montalcino #docg #sangiovese #chianti #cabernetsauvignon

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.