Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave continua sua viagem pela Borgonha, França, desta vez trazemos um tinto da cepa Pinot Noir, um ícone da região.

A Borgonha é dividida em 5 sub regiões, de norte a sul: Chablis e Yonne, Côte-de-Nuits, Côte-de-Baune, Côte Chalonnaise e Mâconnais. É caracterizada por diferentes variações climáticas entre cada sub região e muitos micro climas locais.

Seu solo em grande maioria composto de argila e calcário, fazendo essa combinação de solo e clima serem ideais para o cultivo da Chardonnay e Pinot Noir, além de Gamay e outras castas locais.

O vinho de hoje foi uma grata surpresa, vem de uma AOC um pouco mais refinada que os Borgonhas genéricos, considero uma boa pedida para começar a “entender” o Pinot Noir da Borgonha.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Domaine Glantenet Hautes Côtes de Nuits 2013

Casta (cepa): Pinot Noir
Safra: 2013
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 110,00
Potencial de guarda: 8 anos
País: França
Região: Borgonha, Côtes de Nuits
Vinícola: Domaine Glantenet
Graduação alcoólica: 12,5%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor levemente castanho, com reflexos atijolados, meio profundo, com finíssimas lágrimas. Ao olfato é limpo, traz frutas vermelhas, morango, amora, muito especiado, pimenta branca, couro, notas defumadas, aromas medicinais. Em boca é seco, taninos finos, bem elegante, corpo e acidez médios, boa complexidade em boca, leve amadeirado, elegante adstringência, sabor de frutas vermelhas, destaque a cereja fresca, notas florais, final longo e delicado. Belíssima expressão de seu terroir, Borgonha, região sagrada de grandes vinhos franceses.

Nota de 1 a 5
4.5

Harmonização da noite:

Tábua variada de queijos leves e embutidos.

Também harmoniza com quiche de frango com requeijão, javali ao molho de laranja, arroz de pato, massas ao molho branco.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinblanc #vinotinto #borgonha #vinhobranco #wine #instawine #cotesdenuits #redwine #france #vinhotinto #pinotnoir #valedosvinhedos #vinhos #winerylovers #bourgogne #CôtedeBaune

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.