Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave viaja ao Alentejo, Portugal, onde degustamos o vinho emblemático da Cortes de Cima, tradicional vinícola da região.

Situada à 400m de altitude, nas montanhas da Serra do Mendro, com solos de argila castanha mediterrânea sobre calcáreo, tendo suas vinhas mais antigas plantadas em 1991, essas parcelas de solos deram nomes aos famosos vinhos da linha, “Cortes de Cima”, “Chaminé de Gião” e “Courela de Pageis”. Na escolha de suas variedades, a vinícola optou por seguir as regulações “vinho regional”, menos restritivas que as regras “DOC”, o que permitiu a elaboração de vinhos “quebrando as regras” como o consagrado vinho “Incógnito” em 1998, feito de Syrah, casta não permitida na região até então. Vamos ao vinho!

Vinho da noite:

Ficha técnica – Cortes de Cima 2012

Castas: 40% Aragonez, 35% Syrah, 15% Touriga Nacional e 10% Petit Verdot
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%)
Preço médio: R$ 100,00
Potencial de guarda: 10 anos
País: Portugal
Região: Alentejo
Vinícola: Cortes de Cima
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Vinho de cor rubi com reflexos violáceos, profundo, límpido, média viscosidade. Ao olfato traz aromas de frutas negras e vermelhas, amora, cereja, especiarias secas, pimenta preta, ervas finas, leve mentol, um pouco adocicado, carvalho, terra molhada. Em boca é seco taninos potentes, corpo médio, acidez média+, conjunto muito redondo, traz certa complexidade, boa evolução de guarda, é carnudo, adstringente, nível de fruta na medida, sabores de mirtilos com cereja, bem balsâmico, final longo denotando a boa qualidade do vinho.

Nota de 1 a 5
4.4

Harmonização:

Spaghetti ao Ragu de carne moída.

Também harmoniza com bacalhau com natas, pizza de bacon com champions, escondidinho de carne seca, picanha invertida recheada com legumes.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinotinto #vinhobranco #portugal #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #cortesdecima #douro #vinhodoporto #vinhos #porto #alentejo

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.