Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje iniciamos uma série de matérias com as uvas viníferas, as avaliações de vinhos também continuam.

Casta #1 Chardonnay

A Chardonnay é a uva vinífera branca mais produzida no mundo, apelidada como a “Rainha das Uvas Brancas”, é utilizada na composição de vinhos tranquilos e de espumantes. Hoje abordarei os vinhos tranquilos. É uma uva de estilo extremamente variado, a depender de onde é cultivada.

Aromas e sabores:
Seus aromas e sabores variam muito a depender do clima da região onde foi cultivada.
Em regiões frescas pode oferecer fruta verde (maça, pêra), frutas cítricas, hortaliças. Em regiões de clima moderado encontramos fruta branca de caroço (pêssego), frutas cítricas e toques de melão. Nas regiões quentes encontramos mais frutas tropicais (pêssego, banana, abacaxi, manga e até mesmo figo).

Muitos de seus sabores não vem da uva, mas das técnicas utilizadas na elaboração dos vinhos. Os sabores lácteos (manteiga, creme) são resultantes da fermentação malolática (processo em que o ácido málico é convertido em ácido lático pelas leveduras). As borras (lias) que são células de leveduras mortas que restam após a fermentação podem ser agitadas (se o enólogo assim desejar) para se dissolverem no vinho e adicionarem uma textura mais cremosa. O estágio em barricas de carvalho conferem sabores e aromas do tipo torrada e baunilha. Os vinhos Chardonnay de qualidade podem envelhecer bem em garrafa, se guardado em ambiente adequado, desenvolvendo ainda mais complexidade e aromas e sabores de frutos secos e mel.

Blends ou Corte:

Encontrarmos a Chardonnay em corte com outras uvas brancas como a Semillon, Colombard (África do Sul), Chenin Blanc, e também a Viognier, entre outras.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Borgonha
🇦🇺Austrália: Yarra Valley, Adelaide Hills e Margaret River

🇳🇿Nova Zelândia: Marlborough

🇺🇸EUA: Califórnia

🇨🇱Chile: Valle de Casablanca

🇦🇷Argentina: Mendoza

🇿🇦África do Sul: Walker Bay

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #vinblanc #vinhobranco #chardonnay #wine #vinblanc #instawine #redwine #vinhotinto #vinhos #uva #uvas

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.