Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje continuamos a série de matérias com as uvas viníferas e trazemos a Cabernet Sauvignon!

Casta #2 Cabernet Sauvignon

É a uva vinífeira mais produzida em todo mundo. No último post falamos que a Chardonnay é a rainha da uvas brancas, pois bem, igualmente falamos da Cabernet Sauvignon como a rainha das uvas tintas! Utilizada quase em sua totalidade para a produção de vinhos tranquilos, é uma casta que dá origem a vinhos de cor profunda, apresentando muito tanino e acidez.

Aromas e sabores:

É aromática, rica, intensa. Seus aromas e sabores típicos são frutas negras, como groselha, cereja, amora, muitas vezes acompanhados por notas herbáceas como vegetais, pimentão e mentol. Em muitos dos vinhos de qualidade superior é classicamente envelhecido em barricas de carvalho francês e americano, onde resultam com frequência em aromas e sabores que remetem a fumo, baunilha, cedro, café, tabaco, couro, violeta, além de ter a função de suavizar e amaciar seus taninos.

É uma casta de pele espessa e necessita de clima moderado a quente para amadurecer de forma satisfatória. Quando não amadurece totalmente, seus vinhos podem ser ásperos e adstringentes, com excessivo sabor herbáceo.
Quando cultivada em clima com boa amplitude solar e temperatura adequada, resulta em vinhos mais encorpados, com taninos mais suaves, mais fruta do tipo cereja preta e caráter menos herbáceo. É uma casta que resulta em vinhos longevos, com alto poder de envelhecerem com qualidade, quando bem armazenados.

Blends ou Corte:

O seu blend clássico é feito em mistura com a Merlot, o famoso corte Bordalês, quando a Merlot se adiciona a Cabernet Sauvignon para produzir um vinho que seja mais fácil de beber, trazendo mais suavidade e maciez de taninos e corpo.

Principais regiões produtoras:

🇫🇷França: Bordeaux

🇦🇺Austrália: Coonawarra e Margaret River

🇳🇿Nova Zelândia: Hawke´s Bay

🇺🇸EUA: Califórnia

🇨🇱Chile: Valle de Maipo, Valle de Colchagua e Valle de Rapel

🇦🇷Argentina: Mendoza

🇿🇦África do Sul: Stellenbosch

#confrariadobob #vino #vinho #vin #cabernetsauvignon #wine #redwine #merlot #instawine #grape

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.