Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje a nossa nave pousa em Peralillo, Valle de Colchagua, Chile, para degustar um vinho especial e misterioso, o vinho da noite é um Assemblage (ou corte, ou blend) da Carménère e mais 15% de uma ou mais uvas secretas, que acredito ter um pouco de Cabernet Sauvignon e Pettit Verdot (a cereja do bolo). Fundada à 80 anos, a Viu Manent é famosa por produzir além das uvas tradicionais do Chile, alguns dos Malbecs mais bem elogiados produzidos fora da França e Argentina. Possui três vinhedos e 250 hectares de produção, na zona central do Chile, cada um com diferentes tipos de solo, dos mais arenosos aos rochosos, tornando cada vinho bastante singular.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Secreto de Viu Manent Carménère 2013

Castas (cepas): 85% Carménère 15% secretas
Safra: 2013
Envelhecimento: 56% do vinho repousou 9 meses em barricas de carvalho francês
Potencial de guarda: 6 anos
Preço médio: R$ 110,00
País: Chile
Região: Peralillo, Valle de Colchagua
Produtor: Viña Viu Manent
Graduação alcoólica: 14,5%
Temperatura de serviço: 16°C
Decantação: 25 minutos

Avaliação do Bob:

De cor rubi intenso escuro, meio turvo, viscoso. Aromas de frutas negras, ameixa, um pouco mineral, pimentão verde, baunilha, mais especiarias. Em boca traz taninos firmes, acidez alta e perfeita, é complexo, carnudo, vibrante, encorpado, final longo e leve notas de cacau. Um vinho que traz muitas nuances, complexidade com jovialidade (acredite!), não creio que agradaria os enófilos mais iniciantes pelo seu peso e complexidade. Posso dizer que é um dos melhores Carménère que tive a chance de degustar. Sauuuudeee!🍷🍷🍷

Nota de 1 a 5

4.1

Harmonização da noite:

Lasanha à bolonhesa.

Também harmoniza com carnes vermelhas grelhadas, massas com almôndegas ao sugo, escondidinho de calabresa, queijos curados, embutidos.

#confrariadobob #vino #vinho #instavinho #vinotinto #chile #wine #winetasting #winetime #instavinho #instawine #santiago #carmenere #redwine #vinhotinto #natal #vin #vinrouge #happyhour #wineporn #drink #alcohol #pizza #viumanent #secreto #vinhos

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.