Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Hoje nossa nave retorna ao vale do Rhône, França, onde em 1800, Auguste Bessac se estabeleceu em Châteauneuf-du-Pape e foi destaque na elaboração de vinhos de qualidade na região.

Ficou famoso como toneleiro, pois criava barricas para o transporte dos vinhos do Rhône, fazendo com que seus vinhos realizassem longas viagens com qualidade. Produz atualmente as próprias barricas que utiliza no envelhecimento de seus vinhos.

DICA:

Uma alternativa muito mais acessível para quem deseja provar os vinhos de grife da apelação Châteaneuf-du-Pape, pois as fazendas de Gigondas ficam à menos de 15km de distância e comungam de mesmo solo e clima. Vacqueyras também é uma opção similar.

Vinho da noite:

Ficha técnica – Auguste Bessac Gigondas 2011

Casta (cepa): Grenache, Syrah e Mourvèdre
Safra: 2011
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 130,00
Potencial de guarda: 10 anos
País: França
Região: Gigondas
Vinícola: Auguste Bessac
Graduação alcoólica: 15%
Temperatura de serviço: 17° C

Avaliação do Bob:

Vinho de cor rubi intenso, límpido, profundo, bem viscoso com lentas lágrimas pela taça. Ao olfato nos traz amadurecimento e evolução, notas de fruta negra em compota, um pouco adocicado, melaço, ameixa seca, figo, café, chocolate, tabaco, chão de bosque molhado. Em boca é seco, maduro, taninos muito firmes, acidez média+, corpulento, é complexo, sabores de framboesas, café, toffe, seu final é longo e persistente.

Nota de 1 a 54.4

Harmonização da noite:

Pizza meia italiana, meia siciliana.

Também harmoniza com churrasco de cordeiro, carne de pato marinada no vinho tinto, picanha invertida, queijos maturados e embutidos aromáticos.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #vinotinto #france #wine #instawine #gigondas #redwine #france #vinhotinto #winevinhos #serragaúcha #valedosvinhedos #wineandcheese #vinhos #natal #winerylovers #pizza #italia #chateauneufdupape

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.