Envie para seu amigo que aprecia um bom vinho!

Boa noite, confrades!

Nesta terça feira, último dia dos festejos de Rei Momo, nossa nave vai à Mendoza, Argentina e traz um vinho que representa bem a viticultura de sua região.

Chakana significa “cruz quadrada” e era o símbolo do universo para os antigos moradores dos Andes. Acreditava-se que as forças criadoras do Sol e da Terra inspiravam o mundo andino, seus quatro pontos cardeais e os três elementos da vida, ar, solo e água.

Seus 300 hectares de vinhedos ficam em uma das regiões mais frias de Mendoza, cujas condições climáticas permitem realizar práticas de viticultura quase orgânicas.

Pontuações:
92 pontos Descorchados
90 pontos Revista Adega
92 pontos Robert Parker
90 pontos Wine & Spirits

Vinho da noite:

Ficha técnica – Chakana Estate Malbec 2013

Casta (cepa): 100% Malbec
Safra: 2013
Envelhecimento: de 12 a 18 meses em barricas de carvalho francês
Preço médio: R$ 80,00
Potencial de guarda: 10 anos
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo, Mendoza
Vinícola: Bodega Chakana
Graduação alcoólica: 14%
Temperatura de serviço: 16° C

Avaliação do Bob:

Um vinho de cor rubi com reflexos violetas, límpido, profundo, viscoso. Aromas de frutas negras, mirtilos, cerejas, especiarias como pimenta do reino, carvalho, baunilha, notas minerais, um pouco mentolado. Em boca é seco, taninos finos, bem domados, corpo médio, corpo e leve doçura harmonizam muito bem, trazendo um excelente conjunto, encobrindo bem a boa acidez, boa presença em boca. Um vinho elegante, bem aveludado, sabores de frutas vermelhas, um pouco floral, frutado, seu final é longo e persistente.

Nota de 1 a 5
4.2

Harmonização da noite:

Tábua de queijos brie, parmesão, Prima Donna e salame Haciendas Reserva, com pães especiais.

Também harmoniza com bife de chorizo, ragu de cordeiro, mousse de chocolate amargo, embutidos bem condimentados.

#confrariadobob #vino #vinho #vin #vinrouge #instavinho #mendoza #vinotinto #reserva #argentina #chakana #wine #winevinhos #winetasting #winetime #instawine #malbec #conchaytoro #redwine #chile #vinhotinto #serragaúcha #valedosvinhedos #wineandcheese #vinhos #bentogonçalves #happyhours

Sigam a @confrariadobob no Instagram e descubra mais sobre o mundo do vinho.
– –
Esta é uma das minhas resenhas de vinho. 🍷 Você pode ver outras que eu já fiz na página de Avaliação de Vinho, divididas por Castas, como as de uvas Merlot, Malbec e Syrah. Confira também artigos especiais, como: Dicas do Bob, Eventos Vinícolas, Culinária ou as minhas Viagens para regiões vinícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.